Metamorfose Ambulante - Tanto o blog qto eu!

Metamorfose Ambulante - Tanto o blog qto eu!
Se vc gostou entre e fique a vontade:

29 de abr. de 2014

Dia mundial da educação

28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO 
A data foi escolhida pois em 28 de abril de 2000, 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação, em Dakar - Senegal, assinaram um documento se comprometendo a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.
Entre vários significados para a palavra educação no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, encontramos: “aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino”, e “conhecimento e observação dos costumes da vida social; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia”.
A educação pode ser classificada em três tipos: formal, não formal, e informal. Formal é a educação recebida na escola, que é uma instituição organizada e formalizada, com o objetivo de transmitir conhecimentos. A educação não formal se refere ao conjunto de valores e conhecimentos transmitidos por instituições humanas extraescolares, como ONGs e religiões. Já na educação informal, os valores e conhecimentos são transmitidos de forma natural, entre pessoas, famílias e grupos sociais. A informal é a que origina e sustenta as outas duas.
Dia 23/04 é o Dia Nacional da Educação de Surdos, data surgida como forma de conscientização e cidadania. Precisa-se entender a surdez, e as outras necessidades especiais, tratando-as como algo normal, especialmente no que diz respeito à educação digna e à interação social. E não só a escola, mas também a família é importante neste processo. Ter um eficiente canal de comunicação e respeitar a característica própria destas crianças são o que fortalecem seus laços afetivos, sociais e emocionais.
É por meio da educação que conhecimentos, valores e costumes são passados de uma geração a outra. Uma boa educação é a base de uma nação soberana e evoluída. O educador consciente e crítico é um ator de transformação. Parabéns a vocês – pais, professores, mestres, e amigos – que a todo momento estão ensinando!

Nenhum comentário: