Metamorfose Ambulante - Tanto o blog qto eu!

Metamorfose Ambulante - Tanto o blog qto eu!
Se vc gostou entre e fique a vontade:

5 de mar. de 2012

Alvaro de Campos (Fernando Pessoa) OPIÁRIO




Pessoa disse também em relação a este heterónimo que:

"Eu fingi que estudei engenharia.
Vivi na Escócia. Visitei a Irlanda. Meu coração é uma
ovelha que anda com 2 patas 
Pedindo esmolas às portas da alegria."





Opiário:


E eu vou buscar ao ópio que consola 
É antes do ópio que a minh'alma é doente. 


Eu fingi que estudei engenharia. 
Vivi na Escócia. Visitei a Irlanda. 
Meu coração é uma avozinha que anda 
Pedindo esmola às portas da Alegria. 


Tenho os nervos na forca, vinte a vinte, 
E caí no ópio como numa vala.


Perdi os dias que já aproveitara. 
Trabalhei para ter só o cansaço 
Que é hoje em mim uma espécie de braço 
Que ao meu pescoço me sufoca e ampara. 


Ver passar a Vida faz-me tédio.


Não posso com a vida, e acho fatais 
As iras com que às vezes me debordo. .


O facto é que esta vida é uma quinta 
Onde se aborrece uma alma sensível. 


Quantos sob a casaca característica 
Não terão como eu o horror à vida? .


Nunca fiz mais do que fumar a vida. 


E afinal o que quero é fé, é calma, 
E não ter estas sensações confusas. 


Trechos interessantes de Opiário



Nenhum comentário: