Metamorfose Ambulante - Tanto o blog qto eu!

Metamorfose Ambulante - Tanto o blog qto eu!
Se vc gostou entre e fique a vontade:

1 de set. de 2007

Ê Brasil......

Pensaduras

–Se fôssemos imortais, morreríamos de tédio.

– João Bosco é branco, mas tem alma preta.

Tostines tântricos

– Fico deprimido porque minhas células estão deprimidas ou minhas células ficam deprimidas porque estou deprimido?

– Não ousamos porque as coisas são difíceis, ou as coisas são difíceis porque não ousamos?

Raro aos 64 anos ter mãe viva (deu-me à luz aos 17). E lúcida. Viúva desde 1996, Julieta aos quase 82 diz que está no fim. Sente “a cabeça crescer”.Serena:

“Prepare-se para receber a notícia a qualquer momento, meu filho.”Mas lhe liguei para conferir lembrança: quando os cinco filhos eram crianças, chegou Bombril a Marília. Antes, agente pegava areia fina no areão da piscina do japonês, no começo da avenida Santo Antônio, para arear panelas com bucha do quintal. Progresso. Bombril durava dias. Peço-lhe que confirme se hoje na primeira lavada já não se desmilingüe. Enferruja.

“Meu filho, eles falsificam tudo. Querem roubar o povo. Hoje, você arruma a cozinha e já acaba. A gente está sendo roubada por todos os lados. E não é só Bombril. É o telefone... é...”

... a maquiagem de produtos, o pacote de uma dúzia de absorventes femininos que passa a conter dez sem aviso. Você liga 102 e a doce voz feminina lhe dá um chá de cadeira, enquanto lhe empurra toda sorte de serviço, e você pagando a ligação. Mamãe não pára:

“Se fosse viver só da aposentadoria que o papai deixou, não teria o conforto que tenho.”

Puxa! Não esperava a torrente.

“Agradeço ao Ser Maior, que não sei quem é. E a você e seus irmãos que me ajudam. A gente luta, cria filhos, e somos lesados por todo lado. Como resolve? Tem força que manda maior que o Lula. É o povo que tem de agir, principalmente as mulheres.”

Julieta jamais atuou “politicamente”. Até virar dona de casa aos 16 anos, foi camponesa, de cortar cana e colher café.

Mas por que me lembrei de Bombril?Ah, sim, li que a empresa vai mal. Não é mais de brasileiro, mas de italiano. Acusada de envio ilegal de bilhões ao exterior.Multada em centenas de milhões. Demitiu milhares. Das mil e uma utilidades, esta lição: tudo o que nasce traz dentro de si o germe de sua própria destruição, como dizia o “papai” citando o poeta Mao.

Vai acontecer com Julieta, comigo, com você, com Bombril. E, graças ao Ser Superior, com o capitalismo: está feito esponja de aço, outrora glorioso, ora se desmilingüindo e enferrujando, dando lugar a etapa superior. A idade do ferro se vai.

Nenhum comentário: